terça-feira, 11 de março de 2014

Atividade I - O que é mídia - educação

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia- educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.



O estudo é referente a compreensão de como as novas gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; dos modos de como a instituição escolar , principalmente os professores estão se apropriando destes instrumentos e integrando -os ou não a seu cotidiano.

Vamos lá!

Apresente as considerações mais  relevantes do estudo. Para realização da atividade construa um texto que  apresente as ideias do autor.  A tarefa poderá ser realizada em duplas.

16 comentários:

  1. A tarefa de vocês será postada no e-mail.
    Aguarde.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisar os direitos das crianças e dos adolescentes á educação de qualidade incluindo o direito á comunicação é necessário entender como funciona a autodidaxia para que não se perca o foco no principal objetivo que é transmitir o conhecimento e formar cidadãos competentes para a vida em sociedade que inclua a capacidade critica e criativa. Atualizar a tecnologia educacional, pois, os jovens já estrão desenvolvendo autodidaxia por meio da mídia. As crianças com contato direto com a mídia tem melhor aptidão para construir conceitos de relações e espaço. Parece incontestável que hoje as crianças desenvolvam novas capacidades cognitivas e perceptivas, como fazer anotações enquanto veem um programa de vídeo, inventar uma boa pergunta para animar um chat, conhecer um quadro famoso ou o estilo de um pintor, saber um trecho musical e outros ainda inimagináveis. Tecnologia esta em toda parte em casa, no trabalho, no lazer, nas instituições publicasse privadas, cultura etc. e vem facilitando nossa vida em todos os aspectos. Mas a preocupação é que são imensos os desafios para o campo da educação, como a definição das politicas publicas em relação a construção de conhecimento apropriado a utilização adequada daquelas máquinas para fins educativos, a questão crucial é como a escola irá assegurar que todas as crianças se tornem utilizadoras criativas e críticas dessa nova ferramenta e não meras consumidoras e compulsivas. Outra questão urgente é que a escola publica garanta a inclusão de todos os alunos independente de sua classe social e não contribua para a exclusão de futuros ciberanalfabetos.

    Acadêmicas: Luciane Pereira Da Cruz
    Valceny Maria Da Luz Silva
    Ana Lucia Calazans Silva

    ResponderExcluir
  3. "Metodologia ou tecnologia?" Eis a questão. O texto da Bellloni vem para reforçar o que foi representado no vídeo. O uso da tecnologia, para que ocorra mudanças/avanços na educação, deve-se à inovação metodológica nas práticas pedagógicas. A mudança não depende somente pelo uso das TIC's, mas também em como esta é usada. A tecnologia deve ser usada como recurso de excelência para uma metodologia dinâmica, com professores capacitados para a "escola do futuro", pois, na maioria das vezes, os educadores e alunos ainda pertencem ao presente.
    Acadêmicas: Islorrane Farias
    Jéssica Martins

    ResponderExcluir
  4. As tecnologias estão inseridas em nosso cotidiano, que propiciam benefícios para a educação, sendo que o educador também deve fazer parte desta nova realidade, fazendo bom uso das ferramentas das TICs para que seu ensino seja de qualidade e de aperfeiçoamento, pois muitos alunos já possuem contato com esses recursos tecnológicos (visto que muitas crianças dão show ao fazer uso dessas ferramentas), potencializando o processo de ensino - aprendizagem.
    Alunas: Jéssica Tolentino,Elba Ferraz e Daniela Pereira

    ResponderExcluir
  5. A metodologia de ensino e a tecnologia devem ser parceiras. Muitas das vezes o uso da tecnologia é a prática da teoria exposta. Pois decorar um determinado conteúdo, não te faz sabedor dele. É preciso entender, compreender e por em prática para se ter a certeza do aprendizado. Se faz necessária a educação por qualidade, não a quantidade. É necessário também que se facilite o acesso consciente a esses novos meios e métodos de ensino. O avanço tecnológico só tende a somar à qualidade do aprendizado. Porém, a forma com que tal tecnologia será aplicada ao método de ensino,se torna critério do professor.Usando de forma correta, aproveitável e conscientes, dificilmente essa parceria terá ônus.
    Acadêmicas: Lucivania,Nair e Iraci

    ResponderExcluir
  6. As TICS veio ao encontro do método simples, para aperfeiçoar o aprendizado em sala de aula.
    Os professores terão varias ferramentas para tornarem suas aulas mais interessantes e produtivas.
    Mas terão que ter conhecimento suficiente para usá-las se não continuarão sendo o mesmo método de ensino, mesmo com as tecnologias.
    Acadêmicas: Maria de Lurdes e Suelma.

    ResponderExcluir
  7. o texto mídias - educação nos retrata os meios de acesso ao conhecimento através das mídias e sua importância na educação que esta sendo desenvolvido há anos através dos programas de televisão, jogos,chats entre outros. o desenvolvimento das TICs vem crescendo consideravelmente, ela é resultado de três vertentes: a informação, a telecomunicação e as mídias sociais. A TIC vem com o proposito de situar o nível de definição das grandes finalidades sociais da educação.
    Acadêmicos: Rosângela e PauloHenrique

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A integração de mídias na educação é um processo muito importante pois abre novas portas para o aluno, mostrando como o ensino e a aprendizagem não tem fronteiras, Para que a mídia se integrasse com maior facilidade no meio educacional foram criadas as TICs ( tecnologia de informação e comunicação)que obteve um avanço significativo, Porem não adianta se ter tecnologia se o educador não souber usar tais ferramentas.

    Acadêmicas: ElianeToledo , FabianeDias , PatriciaAndreza

    ResponderExcluir
  10. Em Midia Educação,nos coloca a importância das midias na educação, especialmente nas salas de aula,nos mostra que o desenvolvimento das nossas crianças é bem maior com o uso das TIC.
    Sem dúvidas é muito importante que as escolas integrem as TIC, devido as influências na vida social.
    O vídeo mostra como era a escola antiga e como ficou com o uso das mídias, embora os métodos sejam os mesmos a atenção e aprendizagem dos alunos são maiores.
    É difícil prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto quadro+professor.Nos dias de hoje como as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano,porquê fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia,porquê não aproveitar e usa-la a seu favor? Assim a aula pode ser de mais aproveitamento, pois irá entusiasmar os alunos, pois muito já tem o contato com essas tecnologias e assim será mais fácil o aprendizado destes.
    Acadêmicas: Amanda dos Anjos e Gleiziele Leite

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A mídia na educação e uma fonte que apoia o educador dando-lhe suporte de que o aluno possa através desses meios aprender com qualidade.
    Tecnologia de informação e comunicação (TIC) e um grande avanço no mundo de inovações e vida prática no cotidiano do mundo atual.
    As pesquisas tem mostrado que educação-mídia vem sendo um instrumento fundamental para a vida do educador e do aluno tornando-os mais criativos,críticos e intelectuais no mundo de (TIC).
    A tecnologia de informação e comunicação cada vez mais avançada, e os educadores entra no papel de que quando são bem alimentados de (TIC), possibilitam aos alunos se alimentar também dessa fonte riquíssima .
    A(TIC) vem sendo suporte e aliada na vida do homem e cada dia trazendo inovações no mundo profissional, educacional e em vários outros setores da vida. Mas vale ressaltar que tudo tem dose certa.
    A educação tendo como aliada a mídia, vem se aperfeiçoando e podendo dar suporte ainda mais aos discentes, mesmo que a mídia ainda assustem alguns educadores ela tem feito e pode fazer ainda mais diferença qualitativa no mundo atual.
    No pensamento que a educação pode fazer a diferença, e que todos meios que se tornem aliados possam ajudar educadores e alunos a tecnologia de informação e comunicação e um instrumento fundamental para a qualidade de ensino e aprendizagem.
    MariadivinaCristinaAmandamoraes

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O texto de Belloni trás a tona uma questão bastante relevante para o momento,ela mostra que estamos diante de uma grande transformação na educação devido as TICs, ressalta que os indivíduos estão cada vez mais ligados nas tecnologias, com isso, o compromisso dos educadores para a boa utilização das mídias torna-se cada vez maior, mostrando que o professor tradicional que conhecemos não tem mais “vez” no mercado de trabalho. E que é totalmente possível utilizar as TICs em qualquer aula. Ficando no ar a questão que: o professor precisa utilizar das TICs para mediar o conteúdo da melhor maneira possível. Sendo assim, todos os professores devem estar atualizados com as mesmas, evitando a educação bancária que não desenvolve em nada o senso crítico do indivíduo. E é justamente o senso crítico que levará as novas descobertas.

    Acadêmica: Grasiele Lucas França Vicentini

    ResponderExcluir